Início da Página
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Enquete
Entre os eventos alusivos aos 50 anos da Fenavinho, qual melhor representa a Festa? Entre os eventos alusivos aos 50 anos da Fenavinho, qual melhor representa a Festa?
topo

Bento City Tour


                                                                Bento City Tour


O Bento City Tour é numa promoção da Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. 


O Bento City Tour oferece aos visitantes um passeio pela história do município. As marcas deixadas desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos, são mostradas num roteiro que inclui 31 pontos urbanos.

Através de um expressivo patrimônio cultural composto de prédios, monumentos, parques, obras de arte e muitas histórias, Bento mostra seu desenvolvimento social, cultural e econômico e a excelência no setor moveleiro e vitinícola.



Confira o roteiro:

1 - PIPA PÓRTICO E Centro de Atendimento ao Turista - CAT

A Pipa Pórtico recebe a todos com um convite para entrar “no mundo do vinho". O primeiro pórtico foi construído em madeira para a I Fenavinho, e o atual foi inaugurado em 1985. O CAT, inaugurado em 2010, está integrado ao cenário da Pipa Pórtico e oferece uma visão panorâmica dos vales do entorno.

 

2 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Inaugurada em 1919, a estação funcionou com trens de passageiros até 1976. Desde 1993 é realizado um passeio turístico de "Maria Fumaça", incluindo parada em três estações da antiga linha.

 

3 - LOCOMOTIVA/MONUMENTO

A locomotiva/monumento foi uma doação do 1º Batalhão Ferroviário, como lembrança dos 28 anos trabalhando em prol do desenvolvimento de Bento Gonçalves.

 

4 - CASAS DA REDE FERROVIÁRIA

As casas, situadas no largo da Estação, serviram como moradia dos administradores da estação ferroviária da V.F.R.G.S., posteriormente, RFFSA. Das quatro existentes restaram três, com algumas alterações arquitetônicas.

 

5 - ACORDEÕES TODESCHINI

Os Acordeões Todeschini tiveram como idealizador Luiz Matheus Todeschini, que projetou desde a sua primeira gaita até tornar-se o maior fabricante de acordeões e harmônios da América Latina. Nos anos de 1960 e 70, com mudanças no mercado musical, e após um grande incêndio, a empresa mudou definitivamente para o setor moveleiro.

 

6 - EPOPÉIA ITALIANA

O espaço temático proporciona uma verdadeira viagem no tempo e na vida de um casal de imigrantes. O visitante é envolvido na trama e no contexto. O prédio foi sede da antiga Vinícola Riograndense.

 

7 - COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA

Fundada em 1931 por 16 produtores de uvas, tornou-se a maior Cooperativa Vinícola do Brasil, com mais de 1.100 famílias associadas. Foi a primeira na região a abrir suas portas ao público, já na década de 1960.

 

8 - IGREJA SÃO BENTO

Inaugurada em 1984, em forma de pipa, é uma homenagem à população de Bento, de vocação vitivinícola. A decoração interna, além de motivos sacros, utiliza elementos temáticos da uva e do vinho.

 

9 - MONUMENTO AO IMIGRANTE

Inaugurado em 2005, como obra oficial das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no RS. Autoria do artista plástico Gustavo Nackle.

 

10 - MUSEU DO IMIGRANTE

Importante testemunho da história do município, foi criado em 1974, sendo o prédio de 1913. Após passar por reformas e restauração, reabriu em junho de 2016.


11 - CASA DAS ARTES

Criada em 1986 para promover o aprimoramento das manifestações artístico-culturais. As atuais instalações foram inauguradas em 2005. Na parte externa, apresenta obras do artista plástico Xico Stockinger.   

 

12 - SENAI/CETEMO

Inaugurado em 1983, sendo uma unidade do SENAI-RS, pertencente ao Complexo FIERGS/CIERGS. Sua missão é ser o Centro de Pesquisa Nacional da indústria moveleira, único no Brasil com este enfoque.

 

13-PARQUE DA FENAVINHO/FUNDAPARQUE

Em uma área de 322.566m², possui estrutura para abrigar grandes feiras e eventos nacionais e internacionais. É a segunda maior área coberta climatizada do Brasil, com mais de 58.000 m².

 

14 - ESCULTURA GAITEIRO

Obra inaugurada em 1967, durante a realização da I Fenavinho. Feita em bloco único de arenito, com 3 metros de altura, a escultura é uma homenagem ao gaúcho e à gaita. O município chegou a ser a maior fabricante de acordeões - Todeschini e Scala - da América Latina.

 

15 - RÉPLICA DA CASA DOS IMIGRANTES

Arquitetura típica dos casarões coloniais de madeira e pedras construídos pelos primeiros imigrantes italianos. Abriga a sede da IBRAVIN.

 

16 - CASA OLIVEIRA

Prédio construído em 1933, pela família Oliveira, com material importado e estilo diferenciado. No seu porão funcionou uma tanoaria.

 

17 - IGREJA METODISTA

Fundada em 1889. Considerada a segunda igreja metodista mais antiga do RS, sendo referência na história religiosa e arquitetônica da região.

 

18 - CASA GEISEL

Residência onde nasceu o Ex-Presidente da República Ernesto Geisel. No local, encontra-se uma magnólia branca, plantada pela sua mãe, que é hoje patrimônio natural do município.

 

19 - HOSPITAL TACCHINI

A primeira parte do conjunto hospitalar foi inaugurada em 1927. É uma homenagem a um de seus idealizadores, Dr. Bartolomeu Tacchini, que está sepultado no pátio do mesmo.

 

20 - ANTIGA FARMÁCIA PROVIDÊNCIA

Primeira a ser instalada no município, em 1895. Funcionava também como consultório médico e laboratório de análises clínicas. O prédio, em estilo eclético, é importante testemunho da farmacologia da região.

 

21 - EDIFÍCIO MENEGOTTO

Funcionou com lojas no térreo, moradia no 1º andar e hotel no 2º. Apresenta linhas simplificadas e geométricas, próprias do estilo Art Déco.

 

22 - VIA DEL VINO

Considerada o coração da cidade, pois foi a partir desta rua que se expandiu a urbanização. Local onde se encontram os prédios mais antigos do município.

 

23 - PREFEITURA MUNICIPAL

Prédio inaugurado em 1902, de composição clássica e simétrica. Nos primeiros anos, foi usado como sede da Intendência, Delegacia de Polícia, Presídio, Guarda Municipal, Poder Judiciário e Colégio Elementar. É tombado por Lei Municipal.

 

24 - MONUMENTO À BENTO GONÇALVES

Construído em 1935 em homenagem ao líder da Revolução Farroupilha Gal. Bento Gonçalves da Silva, na passagem do centenário da Revolução.

 

25 - SANTUÁRIO DE SANTO ANTÔNIO

A terceira e atual igreja foi concluída em 1894. Em 2003, foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal. Em seu restauro, iniciado em 2007, várias pinturas foram recuperadas. A tradicional festa do Padroeiro é realizada desde 1878, todos os anos, no dia 13 de junho.

 

26 - UNICASA/ DELL’ ANNO

Com mais de 25 anos no mercado é reconhecida pela inovação, qualidade e design.  A Unicasa é um dos símbolos da indústria moveleira de Bento Gonçalves, hoje o principal pólo industrial do setor no sul do Brasil.

 

27 - EMBRAPA

Em 1937 foi criado o Laboratório Central de Enologia no RJ. Em Bento Gonçalves a Estação de Enologia data de 1942. É hoje um centro de excelência mundial na geração de pesquisas, tecnologia e inovação para viticultura, enologia e fruticultura de clima temperado.

 

28 - ESCOLA DE ENOLOGIA

Na década de 1960, foi criado o Colégio de Viticultura e Enologia, com curso técnico profissionalizante. A partir de 1969, surgiram importantes associações do setor vitivinícola. Em 1995 iniciou o Curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia, do IFRS. É a primeira e única Escola Técnica de Viticultura e Enologia e Escola de Nível Superior do Brasil.

 

29 - CASA JAPUR

Casa eclética, construída no final da década de 1920 pela família Milani e vendida ao Sr. Jamir Japur. Seus ornamentos arquitetônicos valorizam o prédio, que funciona atualmente como restaurante.

 

30 - CASA DO TORREÃO/MILANI

Construção da década de 1930. Sua principal e diferenciada característica é o torreão com acesso externo. Mantém as características originais; considerada, na época, uma casa “futurista”.

 

31 - IGREJA CRISTO REI

O  padre Rui Lorenzi coordenou as obras da Igreja,  iniciadas 1949. Em 1954, foi inaugurada mesmo sem estar concluída. Na década de 1960 idealizou-se a 1ª Exposição de Uvas, no Salão Paroquial, semente para a futura Fenavinho. As torres foram concluídas em 1978.

Este website necessita da versão 8 do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player