Início da Página
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Enquete
Entre os eventos alusivos aos 50 anos da Fenavinho, qual melhor representa a Festa? Entre os eventos alusivos aos 50 anos da Fenavinho, qual melhor representa a Festa?
topo

Rota Cantinas Históricas



                                                    Cantinas Históricas



Viva momentos marcantes. Leve para sempre nos olhos e no coração as lembranças deste roteiro encantador. As histórias e memórias de um povo acompanhados dos melhores vinhos.

É hora de saborear o melhor da culinária dos imigrantes, deliciar-se com os melhores vinhos e principalmente perceber as histórias e a cultura dessa região. Os imigrantes provenientes do Vêneto e do Trento, norte da Itália, encontraram as condições ideais para desenvolver a arte do vinho nas encostas de Farias Lemos. Usadas originalmente para guardar os mantimentos, as cantinas são um lugar carregado de saberes e memória que retratam a vida do colono em uma experiência inesquecível.

Ao entrar no clima dos aromas, da paisagem vitícola e dos sons únicos da localidade que preservam sua cultura de modo especial, os visitantes experimentam vinhos típicos, sucos, espumantes e a gastronomia cultural.  As cantinas oferecem almoços e jantares com cardápios típicos italianos e regionais (com reservas antecipadas). Para completar o passeio, não esqueça de apreciar a vista do Mirante do Campanário. Uma vista deliciosa, como tudo o que você encontra por este caminho.

(54) 3439-1242
www.cantinashistoricas.com.br



Armazém das Cantinas Históricas:
Esta casa resgata a filosofia do comércio do século XIX com uma grande prateleira de exposição, na época ainda usada para escambo. Ali, o visitante encontra geléias, copas, salames, queijos e doces típicos, além do artesanato e vinhos, sucos e espumantes que fazem parte da Rota.
Aberto: das 8h às 19h
(54) 3439-1168
www.armazemdascantinashistoricas.blogspot.com


Cristófoli Vinhedos  e Vinhos Finos:
Sentar-se ao pé de uma árvore e saborear o melhor da vida. A vida pede momentos como esse nesta encantadora vinícola. Acompanhe o processo de elaboração do vinho e as etapas de destilação da graspa, bebida tradicional vêneta. Na cantina está o Spazio del Vino Cristofoli, ambiente inspirado nas tradições dos imigrantes italianos, que convida a passar bons momentos degustando vinhos elaborados pela família, acompanhados pelos saborosos antipasti e cardápios típicos da culinária da família.
Visitas livres (grupos acima de 8 pessoas, agendar). Refeições para grupos de 8 até 20 pessoas somente sob reserva antecipada.
(54) 3439-1190 /9917-1903
www.vinhoscristofoli.com.br


Casa Dequigiovanni:
Cardápios regionais e da culinária italiana sempre harmonizados com vinhos finos e o delicado e aromático Limoncello. Essa é a proposta do espaço enogastronômico da Casa Dequigiovanni. Além do passeio pela gastronomia italiana, apresentações artísticas conduzidas pelo proprietário proporcionam momentos deliciosos como o que está à mesa. Visitas livres e refeições sob encomenda(atende grupos).
(54) 9944-8156/ 3454-3200
jatird@terra.com.br


Dal Pizzol Vinhos Finos e Parque Temático:
A cidade do vinho guarda um lugar onde a cultura desta bebida permanece ainda mais viva. Neste parque, o visitante poderá conhecer o Vinhedo do Mundo - com mais de 200 variedades originárias de 22 países, e a Enoteca - com coleção rara de mais de duas mil garrafas de vinhos produzidos desde o início da vinícola. Visitas livres (grupos acima de 10 pessoas, agendar). Refeições e cursos somente sob reserva antecipada.
(54) 3449-2255
www.dalpizzol.com.br


Mirante do Campanário:
Somente do alto dos 55 degraus do campanário, você pode vislumbrar o povoado de Faria Lemos, os Vales do Rio das Antas, Santa Lúcia, Vale Aurora, Morro da Zemith, Monte Belo e o Vale dos Vinhedos. A natureza revela um mosaico colorido de vales e montanhas do belo patrimônio cultural da paisagem vinícola.Visitas livres.


Montevino | Estrelas do Brasil:
Encravada no alto de uma montanha entre os vales Aurora e Antas, permite realizar passeio, contemplar, filmar, fotografar e reter imagens de um dos lugares mais exuberantes pela paisagem única bordada de vinhedos. Tudo isso ao sabor dos vinhos e espumantes Estrelas do Brasil.
Visitas somente com agendamento
(54) 9924-1016
www.estrelasdobrasil.com.br


Vinícola Mena Kaho:
A Vinícola Mena Kaho integra duas rotas turísticas. Entre as atividades propostas aos turistas, está a visitação aos vinhedos próprios, às instalações e a degustação de seus produtos (vinhos orgânicos e varietais, além de suco de uva orgânico e tradicional). A Vinícola Mena Kaho está comprometida com a valorização da história da família Roman, seus descendentes e a relação com a produção de uvas e vinhos.  Além disso, produz vinhos e sucos de uva com total respeito ao meio ambiente e a saúde do consumidor, adotando as melhores práticas enológicas, indispensáveis na produção de vinhos e sucos de uva de qualidade. Práticas de respeito ao meio ambiente foram aplicadas nos próprios vinhedos, bem como nos vinhedos de produtores associados, o que possibilitou a vanguarda na produção orgânica de vinhos e sucos de uva, isentos de agrotóxicos, com certificação de qualidade reconhecida no Brasil e no exterior.
Visitação: de 3ª a domingo, das 9h às 17h. Não há taxas de visitação. Para grupos (acima de 10 pessoas) recomenda agendamento prévio.
(54) 3454-5840 / 3452-9810
www.vinicolamenakaho.com.br



Vistamontes Sucos Naturais:
Sucos de uva branco e tinto.
Visita aos vinhedos, casa centenária toda construída com pedras extraídas do solo da propriedade e degustação.Visitação somente com agendamento.
(54) 9603-3230
www.vistamontes.com.br

 

Sapore di Lemos: produtos coloniais sob encomenda pelo fone (54) 3439-1377, com Etelvina

ERS 431 - Km 5,5



(05/2015)

Este website necessita da versão 8 do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player