Início da Página
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Enquete
Entre os eventos alusivos aos 50 anos da Fenavinho, qual melhor representa a Festa? Entre os eventos alusivos aos 50 anos da Fenavinho, qual melhor representa a Festa?
topo

Caminhos de Pedra


Caminhos de Pedra





A arquitetura e os costumes dos imigrantes preservados através do tempo.

O roteiro resgata o passado em busca da valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos. Os imigrantes italianos eram legítimos representantes da cultura camponesa, que valorizavam a religiosidade, o trabalho e a família. Hoje ainda é possível vivenciar toda essa tradição e herança cultural nos Caminhos de Pedra.

Considerado pioneiro no seu segmento, o roteiro Caminhos de Pedra é referência nacional, tendo sido tema de muitos estudos e teses nas àreas de turismo cultural e rural, arquitetura, patrimônio histórico, empreendedorismo, e administração, entre outros. É a história de um povo contada em forma de arquitetura, paisagens e costumes.

O Roteiro Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul desde 2009 (Lei Estadual 13.177/09). Por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país e pela preocupação com a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, rendeu aos Caminhos de Pedra o qualificativo de 'museu vivo'. 

Com 12km de extensão, o roteiro oferece cultura, gastronomia e arquitetura em vários pontos de visitação e observação. As centenárias casas de pedra da rota incluem moinhos, cantinas coloniais, casa de massas caseiras, teares, casa de doces e muito mais, as experiências de vida dos imigrantes e seus descendentes, um resgate constante da herança cultural.

www.caminhosdepedra.org.br



Onde Passear


- Lovara Vinhas e Vinhos
As famílias Tecchio e Benedetti, com larga experiência na elaboração de vinhos, oferece uma linha de vinhos varietais nobres dentro dos mais sofisticados processos de vinificação desenvolvidos em parceria com a Vinícola Miolo. A vinícola fica em uma casa restaurada, inicialmente construída pelo imigrante Giuseppe Benedetti, e une o que há de mais moderno em tecnologia com a secular história da família.
www.lovara.com.br
Segunda a sábado das 9h às 17h
(54) 2102-9005

 

- Atual  Estofados
A Atual Estofados originou-se em 1999 a partir do espírito empreendedor do Sr. Odair Bortolini, bisneto de imigrantes italianos. A empresa, que é especialista na fabricação de estofados e poltronas, atende também a projetos sob medida, diferenciando-se pelo processo artesanal de fabricação. Aliando moda e design, garante o alto padrão nas peças e projetos realizados.
Segunda à sexta das 7h30 às 11h40 e das 13h às 17h45 | Sábados das 9h às 12h
(54) 3454-1003

 

- Casa dos Doces Predebon
Instalada num prédio com características arquitetônicas típicas da imigração italiana, a Casa dos Doces Predebon produz diversas opções de doces de frutas cultivadas na propriedade, com destaque para os figos.
Diariamente das 9h às 18h
(54) 3454-9514

 

- Foto à Moda Antiga e Rótulos Personalizados
O estúdio está localizado no início do roteiro Caminhos de Pedra. O registro fotográfico tem efeito envelhecido, e caracteriza o visitante com roupas cenográficas de época e em cenários naturais. Os fotógrafos são José Luiz Magnani (Zeca) e Nelsa Wendt Magnani.
Diariamente das 9hs às 18hs
(54) 3455-0191

 

- Atelier João Bez Batti
Considerado um dos maiores escultores em atividade no país, João Bez Batti destaca-se por ter como matéria prima o basalto, abundante na região dos Caminhos de Pedra. Seu atelier conta com uma galeria com inúmeras esculturas de sua autoria e venda de suas obras.
Contato: agendamento prévio (54) 3455-6254

 

- Casa do Tomate
Construção feita no ano 2000, com a arquitetura peculiar da Itália, onde um porão de pedra basáltica conta com os arcos das portas e janelas no estilo etrusco-romano. A casa reveladas particularidades referentes à história da cultura italiana e à gastronomia derivada do tomate. Também é apresentada a história cultural do refrigerante natural 'gasosa'.
www.casadotomate.com.br
Diariamente das 8h30 às 18h
(54) 3455-6292


- Vinícola Fontanari
A Tradição de elaborar vinhos teve inicio com Guilherme Fontanari, um dos fundadores da Cooperativa Vinícola Aurora. Desde então a família sempre esteve intimamente ligada aos vinhos. Durante quatros gerações elaboravam vinhos apenas para o consumo próprio e para presentear amigos e familiares. Em 2014 a Família Fontanari abriu as portas para o público. 
Diariamente das 10h às 18h
(54) 3455-6257

 

- Parque da Ovelha
Bem no coração do Roteiro Caminhos de Pedra está o Parque da Ovelha. Dentro de sua estrutura está a fazenda, o laticínio e o parque de vivências. Sua porta de entrada fica em um prédio histórico, um casarão construído em 1917 e que mantém suas características originais. O Parque reserva diversão para toda a família com as atividades típicas de uma fazenda de ovinos. Estre as atrações estão: pastoreio de ovelhas com a utilização de cães da raça border collie, amamentação de filhotes com uso de mamadeiras, alimentação das ovelhas, ordenha, assistir à movimentação do rebanho de ovelhas para o galpão e passeio de trator pela fazenda e parque de esculturas. Na loja turística o visitante pode adquirir derivados de leite de ovelha produzidos na propriedade, muitos sem glúten e sem lactose, além de variados 'souvenirs'. 
www.casadaovelha.com.br
Varejo: Diariamente das 9h às 17h30
Atrações: diariamente das 9h30 às 16h30
(54) 3455-6320

 

- Salumeria Caminhos de Pedra
A casa representa uma edificação característica da imigração italiana no Rio Grande do Sul, mostrando a integração entre as antigas técnicas de origem Etrusco-Romana, da tradição construtiva da arquitetura camponesa do norte da Itália, origem da família Agnoletto. A Salumeria Caminhos de Pedra é especializada em embutidos: salames, copas, culatellos, etc.. Foi inaugurada em 2012, instalada na Casa Righesso. Em outubro de 2014 passou à sua sede própria localizada no lote 620 da Linha Palmeiro, nos Caminhos de Pedra. 
Terça a domingo das 10h às 18h
(54) 3455-6299

 

- Casa das Massas e Artesanato
Um velho casarão de madeira foi transformado pela família Tomasi em loja de artesanato e souvenirs. Na cozinha da casa funciona uma fábrica de massas caseiras que produz artesanalmente massas típicas italianas (tortéi, capeletti) e biscoitos.
Diariamente das 8h30 às 17h45
(54) 3455-6368

 

- Casa da Tecelagem
Propriedade da família de Justina Foresti, a Casa da Tecelagem mantém a produção de peças exclusivas para uso pessoal e decoração em teares manuais, utilizando lã, algodão e outros materiais; O atelier e varejo funcionam num casarão de madeira construído em 1915 pelo imigrante Ângelo Giacomin, o qual foi transferido para São Pedro em 2004, com todas as características originais.
Terça a domingo das 9h30 às 18h
(54) 3455-6393

 

- Porão de Pedra
Localizado no porão do antigo casarão Giacomini,recebeu uma moderna releitura para ser o 'Porão de Pedra – Preciosidades em Pedra'. O casarão abriga no segundo pavimento a já consagrada Casa da Tecelagem, referência e ponto de parada obrigatório dos visitantes da região. O local dispõe de utensílios decorativos e semijoias confeccionados em pedras preciosas do Rio Grande do Sul, do Brasil e exterior. Cores e texturas diferenciadas proporcionam uma atmosfera mítica, reluzente e sofisticada.
Terça a domingo das 9h30 às 18h
(54) 3052-9493

 

- Cantina Strapazzon
Na casa de pedra construída por volta de 1880, a família Strapazzon mantém a cantina onde produz vinho e suco de uva. Os visitantes são convidados a conhecer o processo de elaboração das bebidas.
Diariamente das 9h à 17h30
(54) 3455-6321

 

- Vinícola Salvati & Sirena
Em um prédio cosntruído em formato octogonal com pedras basálticas, a Vinícola das famílias Salvati e Sirena produz vinhos finos de uvas históricas e suco de uva. A casa serve refeições típicas italianas para grupos pré-agendados.
www.salvatisirena.com.br 
Diariamente das 9h às 18h
(54) 3455-6400

 

- Casa das Cucas Vitiaceri
Com uma bela construção em madeira típica da região, a Casa das Cucas Vitiaceri oferece produtos coloniais no amplo porão que abriga o varejo do empreendimento, oferecendo espumantes, vinhos, sucos de uva e as cucas recheadas mais tradicionais do roteiro. 
Diariamente das 9h às 18h Com piquenique no edredom
(54) 3455-6362

 

- Casa da Erva Mate
Construída no local onde funcionava o antigo moinho Cecconello, a casa produz a erva-mate de forma artesanal. É feita a demonstração do processo com históricos soques movidos à roda d'água.
Diariamente das 9h às 18h
(54) 3455-6427

 

- Casa da Confecção
No porão da casa mantida por Nestor e Estefanie Romani, são confeccionadas boinas, toucas, cachecóis, gorros e bichos de pelúcia. No local, funciona o varejo onde são comercializados produtos de fabricação própria e terceirizados. 
Diariamente das 9h às 18h
(54) 3455-6418



Onde Comer


- Restaurante Nona Ludia
A casa foi construída por volta de 1880 pelo imigrante Giuseppe Dall'Acqua. Foi adquirida por Francesco Macalós (primeiro proprietário), logo após pela família Mancaluzzi. Por volta de 1925 passa a ser propriedade da família Bertarello que em 1930; recebe acabamento em reboco ficando totalmente descaracterizada por mais de 60 anos. Em 1994 readquiriu a beleza original sendo a primeira casa restaurada pelo Projeto Cultural Caminhos de Pedra com recursos do Hotel Dall’Onder. Atualmente é propriedade de Hari Bertarello (in memorian), e abriga restaurante típico colonial italiano dirigido pela família Cantelli. 
www.nonaludia.com.br
Almoço de quarta a sexta das 11h30 às 14h | finais de semana e feriados: das 11h30 às 15h.
Em alta temporada (julho, dezembro, janeiro e fevereiro) o restaurante funciona todos os dias, durante a semana das 11h30 às 14h e nos finais de semana e feriados das 11h30 às 15h
(54) 3455-0157/3454-9756



- Casa Fracalossi / Restaurante Café Colonial
Num prédio construído em pedra basalto, a família de Juarez Fracalossi mora no andar superior e mantem o restaurante na parte inferior. Oferece café colonial e cafeteria coordenados por Andréia Fracalossi.
Quarta à sexta das 10h30 às 17h (Café colonial e lanches). Finais de semana das 11h às 14h (Almoço típico Italiano) e das 15h às 17h30 (Café colonial e lanches). OBS: Em dias de eventos o horário é reduzido
(54) 3455-6385


- Casa Vanni Espaço Gastronômico
Instalado no subsolo de uma antiga casa de madeira, o restaurante oferece cardápio italiano à base de risotos e massas preparado pela chef Jerusa Vanni. A casa de madeira e porão em pedras regulares foi construída em 1935, por Pietro Strapazzon e pertence atualmente à família Vanni.
www.casavanni.com.br
Aberto todos os dias, exceto nas quartas. Das 12h às 15h30 (restaurante) e das 11h às 17h (café)
(54) 3455-6383


- Gran Mangiar Restaurante
O Restaurante Gran Mangiar surgiu como um braço do já conhecido Restaurante e Espaço para eventos Per Mangiare. Um local agradável e charmoso, com gastronomia contemporânea e diferenciada. Pratos elaborados e temperos inusitados darão uma nova roupagem à pratos consagrados. Os sabores ficam sob a responsabilidade da Chef Ana, que reuniu experiência em viagens internacionais e formação especializada.
Almoços: segunda a sexta, das 11h30 às 13h30 (Buffet livre) , sábado e domingo das 11h30 às 14h30 (À la carte). Jantares: quarta a sábado, das 19hs às 22h (À la carte)
(54) 3453-7473


- Restaurante Casa Ângelo
Casa construída em 1889 com pedras de basalto irregular de cor preta, unidas entre si com uma mistura de feno, palha de trigo e barro. Destaca-se o sótão, também chamado de "granaro", que servia para armazenagem de grãos e forragens, e também como isolante térmico no inverno. Originalmente era coberta de tabuinhas de madeira. As telhas em cerâmica, muito utilizadas pelos alemães, só mais tarde foram incorporadas à arquitetura italiana. Inaugurado em fevereiro de 2015, o Restaurante Casa Ângelo preserva em seu interior o aspecto rústico das antigas moradias.
Terça a domingo das 11h30 às 16h. Aceita reservas. À noite: eventos fechados
(54) 3455-0175


- Restaurante e Churascaria Barracão
Na década de 50 a estrada chamada de 'Linha Palmeiro' era a única via que ligava a cidade de Bento Gonçalves à capital Porto Alegre. Devido ao movimento intenso de veículos, principalmente de ônibus e caminhões, surgiu a necessidade da criação de pontos de parada e refeições para atender os motoristas que por ali passavam. Em 1955, na então comunidade do Barracão, foi construído o posto de gasolina São Cristóvão. Junto a ele funcionava um dormitório para viajantes, uma lancheria, sorveteria e mercearia que eram administrados pelo Sr. Luis Caldato e sua esposa Fiorina Tomasini Caldato (dona Lila). O prédio do posto passou por algumas reformas, mas manteve parte de sua estrutura original, onde atualmente há uma loja de conveniências e o Restaurante e Churrascaria Barracão. Gerenciado pelos netos de seus fundadores, eles mantiveram o prato principal servido na época o “Comercial Italiano”.
Segunda a sábado das 11h30 às 14h. Aceita reservas para grupos acima de 25 pessoas
(54) 3454- 9749


- Ristorante Del Pomodoro
Galpão em estilo rústico, aconchegante e tranquilo, construído como réplica dos galpões em que os italianos se instalavam ao chegar na região. Nesse galpão a história da Família Menoncin é contada orgulhosamente pelos netos, que valorizam no presente o que foi construído pelas mãos de seus antecessores.A Família Menoncin chegou da Itália em 1891 comandada por Antonio Menoncin. Seis gerações depois você irá conhecer a grandeza dessa família que com enxadas, foices e muito esforço construíram o que é hoje um lugar para seus descendentes. O restaurante serve comida típica italiana, com pratos à base de tomate.
Quinta a terça das 11h30 às 17h. Período de férias: diariamente. À noite: aceita reservas
(54) 3455-6292/ 9104-0580

 

 

Onde Dormir


- Pousada Cantelli
É um dos exemplares mais rústicos e que melhor conservam a arquitetura dos primeiros tempos da imigração. A Pousada Cantelli constitui-se no primeiro meio de hospedagem a funcionar nos Caminhos de Pedra. Restaurada em 2010, a casa construída no final do século XIX foi adaptada para se tornar uma pousada. A Pousada Cantelli possui dois apartamentos luxo e uma suíte com dois ambientes, proporcionando aos seus hóspedes o convívio com a natureza e com a história da imigração italiana.
www.pousadacantelli.com.br
Reservas: (54) 3455-6266  contato@pousadacantelli.com.br




Além dos estabelecimentos, compõem os Caminhos de Pedra mais de 50 pontos de observação, que compõem o patrimônio arquitetônico e a paisagem, cada um repleto de histórias. Venha conhecer e apaixone-se ainda mais por Bento Gonçalves.




05/2016



Este website necessita da versão 8 do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player