Início da Página
Enquete
Qual atração você gostaria de participar no 5º Bento em Vindima? Qual atração você gostaria de participar no 5º Bento em Vindima?
topo

Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos. Toda experiência do vinho nas quatro estações do ano.
Seja bem-vindo ao Vale dos Vinhedos, uma harmonização perfeita entre os melhores vinhos, gastronomia e paisagens apaixonantes em todas as estações do ano. Aqui os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e seus costumes. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana, possibilitando grandes momentos e a vivência do vinho. Pequenas propriedades rurais dividem espaço com vinícolas renomadas, que ao longo dos últimos anos conquistaram destaque nacional e internacional pela qualidade e personalidade dos seus vinhos. Estes, classificados com Denominação de Origem, tendo sido a primeira região a ser reconhecida como Indicação Geográfica, sendo garantida pela APROVALE a origem dos vinhos finos ali produzidos. Imperdíveis, merecem sua visita e o seu brinde.
Fone: (54) 3451-9601.     www.valedosvinhedos.com.br

VALE DOS VINHEDOS.
O CLIMA EUROPEU BEM AQUI, NO SUL DO BRASIL.
O Vale dos Vinhedos representa o legado deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875. Foi aqui onde encontraram a topografia privilegiada para o cultivo da videira. Durante a safra, os visitantes são convidados a comer a fruta diretamente do parreiral, apreciar a colheita e acompanhar o trabalho de elaboração dos vinhos. Um passeio imperdível que pode ser feito em mais de 30 vinícolas e que, assim como o vinho, reserva grandes momentos para você.

RELIGIOSIDADE, MAIS UMA HERANÇA CULTURAL
DEIXADA PELOS IMIGRANTES.
Os imigrantes italianos sempre foram muito religiosos. Conta a história que a cada nova comunidade, a primeira construção era sempre a de uma capela ou igreja. No início do século XX, foi construída a Capela Nossa Senhora das Neves. Segundo a história, os moradores decidiram utilizar o vinho na preparação da argamassa. O Vale dos Vinhedos preserva inúmeras dessas construções. Quem percorre as vias principais e secundárias do Vale, assiste a uma coleção de 20 capitéis que retratam a religiosidade herdada dos imigrantes italianos e que é preservada até os dias atuais.

UM CENÁRIO PERFEITO PARA GRANDES MOMENTOS.
Passeio por vinícolas, degustação de vinhos, jantares típicos com corais ou de culinária contemporânea em elegantes restaurantes. São muitas as opções que fazem do Vale dos Vinhedos um excelente destino.

CLIMA, UMA ATRAÇÃO À PARTE.
O Vale dos Vinhedos reserva grandes surpresas nas quatro estações do ano. Na primavera o Vale ganha um colorido especial. No verão, em janeiro, fevereiro e março, o cheiro da uva invade a região. É quando acontece a vindima, como é chamada a colheita da uva. Com a chegada do outono os tons mais avermelhados lembram as paisagens européias. No inverno, com o clima frio, é tempo de desfrutar as inúmeras atrações preparadas para aquecer a sua experiência  no Vale.

TRILHAS ECOLÓGICAS.
A exuberante paisagem do local é ideal para quem deseja relaxar e  fazer trilhas ecológicas. Para os mais aventureiros são disponibilizadas duas trilhas de 4,5 hectares de matas nativas na área do Hotel Villa Michelon.

MEMORIAL DO VINHO E CASA DO FILÓ.
Quem visita o Vale dos Vinhedos não pode deixar de conhecer o Memorial do Vinho e a Casa do Filó no Hotel Villa Michelon.
Com um acervo de peças utilizadas na colheita da uva e no processo de elaboração do vinho pertencentes ao período da colonização, o Memorial do Vinho apresenta os tempos mais difíceis da época da imigração, que iniciou por volta de 1875. Já a Casa do Filó se constitui num centro de lazer e convivência que abriga parte do acervo e conta, através de painéis, a caminhada da fé dos imigrantes italianos.Fone:(54) 3459-1800/ 21021800.  www.villamichelon.com.br

HOTEL & SPA DO VINHO CAUDALIE.
Numa terra onde o vinho deu origem a quase tudo, pode-se inclusive cuidar da saúde com ele. O SPA do Vinho oferece diversas terapias estéticas e corporais baseadas no uso dessa nobre bebida. Em meio a uma paisagem deslumbrante, este magnífico resort construído em uma colina reúne o que há de melhor em hospedagem, gastronomia, saúde e lazer na montanha. Um clima de sonhos revigorante e repleto de bem-estar pra você.
Fone: (54) 2102-7200.    www.spadovinho.com.br

VISITAÇÃO E DEGUSTAÇÃO EM VINÍCOLAS.
Em qualquer época do ano é possível visitar mais de 30 diferentes vinícolas do Vale dos Vinhedos, desde vinícolas boutiques até grandes grupos como Miolo e Valduga. Ao realizar visitas guiadas, você conhece o processo de elaboração dos vinhos, do cultivo da videira passando pela colheita, vinificação, armazenamento, engarrafamento, envelhecimento, comercialização e degustação.

DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO.
A mesa farta, com saborosas refeições acompanhadas de vinhos com tradição familiar, é uma das mais celebradas características da Serra Gaúcha. Tanto a gastronomia italiana colonial, com seus segredos culinários repassados de geração em geração, como a cozinha contemporânea e os bistrôs gourmets, com cardápios chancelados por chefs renomados, fazem o deleite dos visitantes. Sucos, grostolis, chimias, cucas, queijos, geleias, embutidos, biscoitos, doces e outras delícias para alimentar o corpo e a despensa de casa formam uma verdadeira delicatessen a céu aberto, distribuídas em cerca de 20 empreendimentos voltados à gastronomia.

AGROINDÚSTRIA.
No Vale dos Vinhedos você encontra souvenirs, geléias, biscoitos, queijo, copa, salame e objetos que retratam aspectos da cultura italiana. Além de todas essas atrações, ainda é possível se deliciar com os cogumelos da Serra em um lugar singular onde o champignon é cultivado.

OUTRAS ATRAÇÕES.
No Atelier Refúgio da Colina, da artista Cláudia Giordani, com trabalhos em peças cerâmicas de formas e pigmentos naturais, você encontra peças exclusivas da coleção Videiras e pode assistir à artista em pleno momento criativo dando forma às suas criações. Já no Atelier Postal, são encontradas obras que retratam o cotidiano colonial, do cultivo da uva e da elaboração do vinho, pelas mãos do artista Ivalino Postal que utiliza a técnica de gravação com entalhes e pintura com cera quente.

Calendário de Eventos

Abril 2014
D S T Q Q S S
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Este website necessita da versão 8 do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player