Início da Página
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Enquete
Entre os eventos alusivos aos 50 anos da Fenavinho, qual melhor representa a Festa? Entre os eventos alusivos aos 50 anos da Fenavinho, qual melhor representa a Festa?
topo

Atrativos Turísticos na Cidade


Atrativos Turísticos
e
Pontos de Visitação


 

Atrativos turísticos


Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante foi fundado através do decreto Lei 566 de 18 de dezembro de 1974, e abriu suas portas para a comunidade em 21 de maio de 1975, desenvolvendo desde então as suas atividades em um antigo prédio construído em 1913. 

O prédio do museu já foi uma Estação de Sericicultura, Escola Agrícola, Anexo do Hotel Planalto e também residência. Foi tombado como Patrimônio Histórico do município em 2005 e passou a integrar o roteiro cultural de nossa cidade.

Para resgatar a história da Imigração Italiana, o Museu teve quase dez mil itens doados pela comunidade. O Museu possui dois andares e sete salas temáticas onde preserva artefatos, documentos textuais e imagens divididos em: Sala de Gaitas, Arte Sacra, Objetos Pessoais e Ofícios, Quarto de Dormir, Cozinha, Trabalho e Vinho. 

Em 2008, a restauração do prédio foi aprovada pelo Ministério da Cultura (Lei Rouanet) conforme Processo 01413.000020/08-57 – Pronac  08.0449 – Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

O Museu reabriu à visitação em 27 de junho de 2016.

 

Museu do Imigrante

Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto

(54) 3451-1773

Visitação gratuita -  terça a sábado:  8h às 11h45 | 13h30 às 17h45

Maria Fumaça

A bordo de um antigo trem a vapor, o passeio da Maria Fumaça é um dos mais tradicionais da Serra Gaúcha e do país.

Com duração média de duas horas, o percurso de 23 km começa na estação Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e tem como ponto final a cidade de Carlos Barbosa, mas também pode ser feito pelo caminho inverso, começando por Carlos Barbosa até Bento Gonçalves. Ao longo do trajeto, os passageiros degustam vinho, suco de uva e espumante produzidos na região e conferem shows com músicas típicas italiana e gaúcha, além de esquetes teatrais. 
Os passageiros são convidados a dançar à bordo do trem.

A operadora do passeio, Giordani Turismo, tem também a atração 'Epopéia Italiana'.  


Maria Fumaça
Rua Duque de Caxias, s/n 
(54) 3455-2788
Atendimento: Mediante agendamento
www.giordaniturismo.com.br


Galeria de Fotos - Maria Fumaça >> 

Casa do Artesão

A Casa do Artesão é um local onde artesãos e artistas plásticos reúnem suas obras com o intuito de oferecer aos visitantes o melhor da arte e artesanato de Bento Gonçalves.

O prédio tem seu projeto arquitetônico inspirado nas antigas residências dos funcionários da Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, construídas no ano de 1930, e que formavam um conjunto arquitetônico criado pela empresa belga “Auxiliare de Chémins de Fera au Brésil”.

Hoje, a Casa do Artesão possui dois pavimentos divididos em 307m², e tem seus espaços geridos pelo grupo Cantina Benta, Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG) e Fórum Social da Economia Solidária (FECOSOL).

Horário de atendimento: Segunda a Domingo das 9h às 18h

Endereço: Rua Duque de Caxias, 115, Bairro Cidade Alta, em frente à Maria Fumaça

Parque Temático Epopéia Italiana

A trajetória dos imigrantes que saíram da Itália no final do século XIX e começaram uma vida nova no Rio Grande do Sul é o tema do Parque Temático Epopeia Italiana, em Bento Gonçalves. No espaço idealizado pela família Giordani, os visitantes acompanham a saga dos colonos desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, até a adaptação no novo continente.

As instalações ocupam 2.000 metros quadrados, onde foram construídos nove ambientes, animados por efeitos de som e luzes. Uma apresentação teatral ajuda a contar a história, por meio dos personagens Lázaro e Rosa.


Parque Temático Epopéia Italiana
Rua Visconde de São Gabriel, 507
(54) 3455-2788
Atendimento: terça a domingo, das 8h às 17h45. Na alta temporada (julho, novembro, dezembro e janeiro), diariamente, das 8h às 17h45.
www.giordaniturismo.com.br




Cooperativa Vinícola Aurora

A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. No início dos anos 80 criou um Centro de Recepção Turística. Em 2015 recebeu 150 mil visitantes.

A maior Coperativa vinícola do Brasil conta com 1.100 famílias associadas, e chega a 2016 aos 85 anos de história colecionando grandes conquistas: obteve o maior número de medalhas (7 de ouro e 1 de prata) no IX Concurso do Espumante Brasileiro, realizado em 2015 pela Associação Brasileira de Enologia em Bento Gonçalves, tornando-se assim a mais premiada vinícola do país em concursos oficiais de vinhos. Comemora também em 2015 o melhor desempenho da vinícola de toda a sua história, um crescimento de 28% em relação a 2014 (fonte>> ); e o fato de estar por dois anos consecutivos na relação TOP 100 do Mundo (fonte >>).


A Vinícola Aurora está aberta à visitação turística. Ônibus de excursionistas procedentes de vários Estados trazem visitantes diariamente às instalações da Cooperativa, onde podem acompanhar de perto o processo de elaboração do vinho. O roteiro mostra os diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira. O trajeto é interligado por túneis, que fazem o visitante vivenciar um pouco da cultura e tradição locais, e o romantismo contagiante do mundo do vinho. Ao chegar à Cave di Bacco é possível fazer a degustação gratuita de toda a linha de produtos e, no varejo da empresa, adquirir os produtos degustados. Para grupos acima de 10 pessoas é necessário agendamento prévio.


Horários de visita:

Segunda a sábado: 8h15 às 17h15 | Domingo: 8h30 às 11h30

Recepção turística: (54) 3455-2095 /(54) 3455-2051

 

Cooperativa Vinícola Aurora

Endereço: Rua Olavo Bilac, 500 – Bairro Cidade Alta

Informações: (54) 3455-2000 

www.vinicolaaurora.com.br

__________________________________________________________________________


Pontos de Visitação - Bento Gonçalves

Participando dos Tours a seguir, você conhecerá vários outros pontos de visitação de Bento.

Bento City Tour >>

Tour Via del Vino >>



Pipa Pórtico

Ao chegar a Bento Gonçalves o visitante literalmente está 'Entrando no Mundo do Vinho'.

No acesso principal da cidade, um pórtico em formato de pipa medindo 17 metros de altura dá as boas-vindas ao visitante. A Pipa Pórtico, construída em 1985, é considerada o cartão de visita da cidade. Ao lado da Pipa Pórtico está localizado o Centro de Atendimento ao Turista - CAT Pipa Pórtico >>.

__________________________________________________________________________

Igreja Cristo Rei

A Igreja Matriz Cristo Rei, edificada em estilo gótico moderno, foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída. Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares. Numa das naves laterais está localizada a “fonte de água benta”, onde simbolicamente dois anjos seguram a pia sobre a qual está a torneira com a “água benta”. A obra foi realizada em tijolo e revestida de cimento com pigmentação amarela pelo escultor alemão Alfredo Staege. As janelas são vitrais com ornamentos de brocados e suas colunas são espigões subindo ao espaço.

Endereço: Praça Padre Rui Lorenzi - Bairro Cidade Alta

Visitação mediante agendamento prévio: (54) 3452-1093 / 3454-5109

__________________________________________________________________________

Igreja São Bento

A Igreja São Bento, edificada totalmente em concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. O altar e as portas da Igreja são de madeira. As quatro portas representam um barril e os bancos trazem gravada a simbologia da uva. Dezenas de vitrais coloridos embelezam a igreja. A edificação tem 13,5 metros de altura e 22,5 metros de diâmetro, podendo abrigar até mil pessoas.

Endereço: Praça Achyles Mincarone - Bairro São Bento

Visitação: Segunda a sábado das 8h às 11h e das 14h às 18h / Domingos das 14h às 18h

Informações:(54) 3452 1093 ou 3454 5109

__________________________________________________________________________

Monumento aos Imigrantes Italianos

O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data.

A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa  é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

Endereço: Praça Achyles Mincarone - Bairro São Bento.

__________________________________________________________________________

Biblioteca Pública Castro Alves

A Biblioteca Pública Castro Alves foi fundada em 20 de agosto de 1940. Em 2016 possui um acervo de cerca de 33.000 livros, periódicos à disposição da comunidade para consulta ou empréstimo e Telecentro Comunitário com 6 computadores com acesso gratuito à internet, além de Biblioteca Infantil.

A biblioteca também desenvolve anualmente, desde 1985, a 'Feira do Livro' de Bento Gonçalves e também promove ações voltadas para o incentivo à leitura com oficinas e sessões de contações de histórias valorizando o acesso a bens culturais.


Endereço: Rua Barão do Rio Branco,  123 - Centro

Informações: (54) 3452-5344/ 3451-8977 - biblioteca@bentogoncalves.rs.gov.br

Atendimento: Segunda a sexta das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia) / Sábados das 8h30 às 11h30

www.bibliobento.blogspot.com.br

Este website necessita da versão 8 do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player